As atuais mudanças que a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) estão a realizar em todo o currículo escolar brasileiro é uma tentativa de alinhar as práticas educacionais com as mudanças ocorridas nas últimas duas décadas, principalmente, mudanças ligadas ao campo da informação e comunicação, as definidas TICs (Tecnologia da Informação e Comunicação) que mudaram como nos comunicamos, trabalhamos, escrevemos, pesquisamos, lemos, e assistimos a filmes e outras peças culturais. É claro que nesta esteira não poderia vir sem a criação de novas linguagens e mesmo gêneros que devido a convergência de recursos misturam elementos da literatura, fotografia, ilustração, cinema e propaganda. Na BNCC toda esta novidade não vem se encaixar nos gêneros literários tradicionais, como cantigas de roda, crônicas, parlendas, essas que estamos tão acostumados a trabalhar com nossas crianças. Vemos surgir a expressão “multissemióticos" ou multimodal para abarcar esses elementos, onde seriam gêneros que abordassem num mesmo suporte variados recursos linguísticos, imagéticos, sonoros entre outros, na maioria advindo do uso das atuais tecnologias ligadas a informática e sobretudo com o uso da internet como forma de distribuição.
A BNCC apresenta em seu capítulo introdutório das linguagens, termos como, “vlogs, vídeo minuto, resenha honesta, podcast, e-zines, entre outros termos que se aparecesse em um documento oficial em meados dos anos 90, obrigariam o relator a se internar em uma instituição de cuidados mentais.
Vamos procurar entender o que cada uma destas novas linguagens significa, retiramos os termos da introdução às linguagens da página 68 do documento para impressão:
Playlist; Do inglês, lista de reprodução, uma coletânea geralmente de arquivos de áudio, comumente músicas, disponível para o usuário ou compartilhada em alguma mídia social ou serviço de stremer, a correlação eram as antigas coletâneas de músicas gravadas em fitas cassetes com as canções prediletas, quase sempre gravadas de emissoras de rádio. Também pode haver playlists de vídeos ou de podcasts.
Podcast: Uma espécie de programa de rádio exibido pela internet, pode versar sobre os mais variados assuntos, ser realizado de maneira amadora com aparelhos muito simples como telefones celulares ou computadores ou ainda produzidos por agências especializadas feitas por profissionais do jornalismo gabaritados. Os podcasts costumam ser temáticos com seus criadores se dedicando a temas específicos. Inicialmente eram distribuídos em sites dos criadores, mas atualmente é mais comum serem encontrados nos serviços de streaming de música como Spotify, Deezer, YouTube Music entre outros.
Blog: Um site pessoal ou institucional com uma estrutura semelhante a um diário onde os textos chamados postagens são geralmente organizados pela data de envio. Blogs podem expor opiniões pessoais sobre determinados assuntos, serem institucionalizados ou mesmo servirem de referência caso o autor ou instituição tenha grande reputação na área que escreve.
Foi muito popular no começo dos anos 2000, chegou a ser considerado um poderoso rival das agências de notícias e dos sites especializados, muitas pessoas se profissionalizaram criando o termo blogueiro para designar aqueles que tinham seu blog como principal fonte de renda. Atualmente ainda existem grandes blogs, contudo a grande onda de blogs independentes aparentemente migrou para postagens de especialistas ou instituições amplamente aceitas pela sociedade no assunto descrito.
Vblog ou Vídeo Blog: talvez seja hoje o gênero multimodal mais consumido no mundo, consiste de vídeos curtos, geralmente abaixo de 30 minutos versando sobre todo tipo de assunto, Ganhou popularidade com a ascensão do serviço de vídeo You Tube onde o usuário podia postar seu vídeo e disponibilizar ao público em geral, com o tempo o serviço cresceu sendo adquirido em 2006 pelo Google pelo valor de US$ 1,65 bilhões. Atualmente é um dos principais serviços de comunicação do mundo e o terceiro mais acessado na internet, só perdendo para o Facebook e a página de busca do próprio Google.
Alguns usuários que postam seus vídeos acabam se profissionalizando uma vez que a plataforma distribui parte dos seus ganhos de publicidade com os criadores de conteúdo. Alguns se tornaram celebridades e chegaram a criar a partir de seus canais no Youtube carreiras que ultrapassaram a internet e hoje se constitui em verdadeiros impérios midiáticos que envolvem programas de TV, livros, jogos, produtos licenciados e empresas.
Fanzines: Termo derivado da aglutinação das palavras fã e magazine, é uma publicação amadora geralmente realizada sobre algum conteúdo do mundo pop, como seriados de tv, filmes, livros, bandas musicais. Devido ao amadorismo costuma ter uma tiragem local e produção quase artesanal. Atualmente com o advento da internet esse gênero tem caído em desuso migrando para meios eletrônicos como os já mencionados blogs e videoblogs. Em alguns aspectos pode se considerar o termo E-zine, como uma evolução das fanzines na internet, mas o gênero tem muito pouca diferença de um site especializado ou um blog.
Fanfic: Palavra fanfic é abreviação de “fanfiction” e significa “ficção de fã”. São contos escritos por pessoas que se inspiram em produções (de outros autores) já existentes como livros, filmes e séries. Para entender melhor: é a criação de novas histórias a partir do conteúdo original que o fã já conhece e admira. Atualmente com a popularidade de filmes e série de heróis esse gênero vem ganhando muito notoriedade, principalmente quando comunidades virtuais se juntam para escrever de forma colaborativa verdadeiras sagas paralelas que visam, na visão dos fãs, completar as histórias que tanto gostam. Fanfics também tendem a migrar para os serviços de vídeo onde podem produzir filmes não oficiais de personagens famosos, um grande exemplo disso pode ser o curta realizado em 2020, BATMAN: DYING IS EASY, obra lançada sem nenhum envolvimento do conglomerado Warner, proprietários dos direitos autorais do herói. Essa produção se notabilizou pela qualidade cinematográfica e de efeitos especiais, no Brasil inclusive teve dublagem realizada em estúdios profissionais contando com o dublador Márcio Seixas o mesmo que dublou Batman nas séries animadas dos anos 90 e considerado por muitos fãs a melhor voz dos cavaleiro das trevas.
Booktuber: Uma variante dos Vblogs consiste na reprodução com imagens estáticas de livros, geralmente obras infantis, é muito usado como complemento didático em atividades escolares mais também quando se trata de quadrinhos tendem a ganhar uma produção mais apurada com trilha sonora e diversos narradores para comporem a história.
Cada um destes novos gêneros são extremamente recentes, a maioria não conta nem com 10 anos de criação e são contudo extremamente populares chegando a rivalizar em acessos ou consumidores com os meios tradicionais como textos jornalísticos, literários, programas de TV entre outros.
Devido a seu alcance e características multimodais, ou seja engloba diversas mídias como uso de som, imagem, texturas entre outros tem merecido no texto da BNCC relevância juntamente com os gêneros tradicionais como a poesia e o conto. Não se trata da substituição de um por outro, mais de uma atualização necessária num mundo em constante mudança onde a influência dos meios digitais é decisiva na formação cultural das crianças de todas as classes sociais, sendo a escola responsável em acompanhar essas mudanças sob pena de deixar de cumprir seu papel social de educadora e orientadora em nosso mundo moderno.