"A ideia era dar à criança controle sobre a mais poderosa tecnologia disponível em nossos tempos. A linguagem foi desenvolvida para permitir que as crianças programassem a máquina, em vez de serem programadas por ela"
"Seymour Papert"
"A ideia era dar à criança controle sobre a mais poderosa tecnologia disponível em nossos tempos. A linguagem foi desenvolvida para permitir que as crianças programassem a máquina, em vez de serem programadas por ela"
"Seymour Papert"
SEYMOUR PAPERT
O PAPEL DA BIBLIOTECA ESCOLAR NA FORMAÇÃO DO PROFESSOR
Qual o papel de um acervo literário dedicado aos docentes dentro de uma escola, qual a missão formativa da biblioteca escolar e seu papel institucional na criação da cultura escolar e consolidação da sua visão pedagógica.
CRIANÇAS PEQUENAS, INFORMÁTICA E O BRINCAR
Qual a relação entre a infância e os novos meios eletrônicos de comunicação, qual deve ser a utilidade dos computadores na Educação Infantil e qual o papel do educador neste contexto de mudanças.
Com a promulgação da BNCC o documento vem deixando claro e legal o que já vinha acontecendo há décadas na sociedade, onde novos gêneros se somam aos atuais impulsionados pelas novas tecnologias da informação. Está na hora das escolas entrarem em compasso com a sociedade e falarem a mesma língua de seus alunos.
EDUCAÇÃO EM TEMPOS PANDÊMICOS
Querer encarar as relações educacionais em tempos de pandemia apenas pelo ponto de vista tecnológico e da criação de infraestrutura é um erro que não podemos cometer, antes de sites bonitinhos e apps coloridos devemos levar em conta a triste realidade social em que o Brasil se encontra. Devemos nos ater a outra ponta do processo, os usuários (alunos) que na maioria das vezes devido as condições socioeconômicas das famílias não poderão se beneficiar das inovações tecnológicas do mundo da educação estando em sua casa.
TECNOLOGIA E EDUCAÇÃO
O que vem a ser esse uso de “tecnologia” nas escolas?
Como uma palavra que nos últimos anos virou sinônimo de computadores, smartphone e internet impacta a vida escolar das novas gerações, e qual a indagação sobre o real uso destas “tecnologias”.NA CLASSE
O SMARTPHONE E A FAMÍLIA
Smartphones, já foram considerados bens de consumo da alta sociedade.
Na atualidade ele pode ser considerado o equipamento mais influente nas mudanças comportamentais e sociais deste início de século, como isso vem afetando a relação entre pais e filhos?PROGRAMAÇÃO NA INFÂNCIA, PORQUE APRENDER
PROGRAMAÇÃO NA INFÂNCIA, PORQUE APRENDER
CELULAR E ESCOLA
Do saudosismo a reflexão
Qual a sua visão da infância hoje, desatentos, barulhentos, sem limites, absortos em games e smartphones: “Os jovens de hoje gostam do luxo. São mal comportados, desprezam a autoridade. Não têm respeito pelos mais velhos e passam o tempo a falar em vez de trabalhar. Não se levantam quando um adulto chega. Contradizem os pais, apresentam-se em sociedade com enfeitos estranhos. Apressam-se a ir para a mesa e comem os acepipes, cruzam as pernas e tiranizam os seus mestres.”Parece bem contemporâneo mais a frase entre aspas é do filósofo grego Sócrates que viveu entre 470-399 A.C. Bom que tal refletir sobre o tema, leia nosso texto.
Textos Multimodais e as novas perspectivas do letramento digital
Neste mundo em que as mídias se entrelaçam, o que ensinar as crianças em relação ao texto, seria o texto escrito hoje o autor solitário na construção do letramento de nossos alunos? Ou outros autores estariam entrando em cena, tornando mais complexa a tão complicada realidade da escola pública brasileira.
O que vem a ser este termo que anda tão na moda nos últimos anos? O que o diferencia das práticas tradicionais de leitura e escrita e qual o papel da escola neste contexto.
Neste artigo pretendemos iniciar o debate neste espaço sobre letramento digital, mostrar o papel da escola da família e do aluno neste novo contexto e como a constante evolução das mídias tem impacto direto no nosso cotidiano e obrigam a escola a se adaptar a novas realidades. Esse será o primeiro de uma série de artigos sobre o tema, em nossa próxima publicação pretenderemos falar sobre o papel do professor e sua formação no contexto do mundo digital.
Se popularizando no Brasil nas últimas décadas, as pequenas placas de Arduino vem estimular muitos no aprendizado da eletrônica e da robótica, de fácil uso e de preço acessível as placas são na atualidade uma das melhores opções para se introduzir a robótica educacional nas escolas.
Um estudioso a frente de seu tempo no uso de computadores na educação, Seymour Papert foi um dos maiores educadores do século XX, transitou entre os maiores nomes da educação do século XX, de Piaget cuja foi colaborador por mais de quatro anos a Paulo Freire, grande admirador e qual teve um memorável encontro nos anos 90 na sede da PUC em São Paulo.
Nosso editor de programação preferido, o Scratch, começou 2019 de cara nova, em 02 de janeiro o MIT(Massachusetts Institute of Technology), lançou a nova versão do programa, agora baseada em HTML 5 o editor está mais leve e fluido, além de ser compatível com qualquer dispositivo como tablets , computadores e smartphones.
Presença constante na infância contemporânea, seu uso em excesso pode causar grandes maléficos ao desenvolvimento físico, mental e social das crianças. Quais os caminhos para se evirem problemas com os games?
Palestra no Brasil com Mitch Resnick criador do software Scratch, onde demostra os benefícios de se ensinar programação as crianças. Evento realizado no início de outubro de 2017. 1ª Conferência Scratch Brasil 2017, no Centro de Difusão Internacional (CDI) da USP.