Faixa etária:
1º Ano do Ensino Fundamental
Material:
Como se trata de uma atividade multidisciplinar teremos também que ter uma abordagem holística da tarefa.
Temos que ter alguns cuidados, como o de crianças sem aparelhos telefônicos em casa, embora isso seja raro pode acontecer. Por isso o mais prudente seria o de fazermos uma lista telefônica com os números de contato, isso incluiria possíveis vizinhos ou parentes.
Peça que as crianças façam uma pesquisa e tragam esses números anotados no caderno, você pode aproveitar e explicar as características dos números telefônicos, como o DD, códigos de operadoras entre outras informações que julgar pertinente.
De posse dessa informação é hora de estudar sobre tabelas, questione como podemos organizar aquelas informações de modo que todos os dados fiquem legíveis, use a lousa para escrever as ideias das crianças, caso ninguém apresente a tabela mostre a elas como tabelas facilitam a organização das informações.
No caderno monte a tabela com as crianças, seria interessante que a informação esteja espalhada na lousa ou em cartazes para que as crianças a organiz
Nos computadores, abra um documento em branco no seu processador de texto e de posse das informações obtidas na tabela do caderno construa a sua, cada processador de texto possui uma maneira de criar tabelas, mas a maioria opera da mesma forma, criando um número de colunas e linhas, mas uma oportunidade de estudar sobre o tema.
Não esqueça de salvar o documento pois poderá ser usado em outra aula ou quando tivermos que atualizar o documento, quando alguém mudar de número ou pela ocasião da entrada de algum aluno.
As crianças vão adorar ter a lista telefônica colada no caderno por isso caso seja possível imprima o documento e cole no caderno, caso não seja possível faça um cartaz e fixe na parede da sala.
WOODWARD, Susan Chistie, DUBLIN, Peter, Microsoft Word para crianças, Editora Campus, Rio de Janeiro-RJ, 1995