Escrever um texto talvez seja o maior desafio dos alunos nos primeiros anos do Ensino Fundamental, um aluno capaz de escrever um texto coerente, com poucos erros ortográficos, que corresponda ao gênero textual pedido na comanda e que seja acima de tudo um texto criativo, demonstra maturidade acadêmica e sucesso em sua aprendizagem.
Contudo o ensino da Língua Portuguesa tende por vezes a focar em aspectos gramaticais muito áridos aos pequenos e acaba descuidando de ensinar as técnicas de como se redigir um bom texto.
A atividade com o “texto sanduíche” possibilita ao professor promover um certo direcionamento ao aluno, sem contudo tirar sua criatividade, direcionar ao gênero estudado e dar uma ajudinha as crianças com dificuldades de inspiração para começar um texto.
Ao se usar o processador de texto, qualquer um serve, MS Word, Libre Office, Editor de texto do Google, você pode concentrar os alunos em aspectos que achar mais pertinente, como por exemplo, no caso de crianças que tenham problemas com a grafia das letras (letra feia) estas podem se concentrar em aspectos como coerência e coesão, marcas textuais de gêneros entre outras, crianças com muitos erros ortográficos podem se beneficiar dos avisos que o corretor automático traz na forma daquela barrinha vermelha. Além de simplificar muito o processo de correção pelo professor.
Escolha o gênero textual e garanta que isso esteja bem claro aos alunos.
Você deve agora escrever o primeiro e último paragrafo da história garantindo um generoso espaço entre eles.
Em torno de três a quatro aulas (50 min)
Cabe ao professor escolher devido ao ritmo de sua classe se atividade será em duplas ou individual.
Dependendo da estrutura do seu laboratório de informática ou sala de multimídia garanta que os arquivos que você preparou estejam disponíveis aos alunos para começarem o trabalho o mais rápido o possível.
Antes de começar a redação oriente-os a salvar o arquivo com o seu nome em local já planejado, uma vez que em apenas uma aula não será suficiente para o término da atividade. Também estrua para que salvem periodicamente o arquivo a cada alteração isso cria um habito positivo e previne possíveis problemas de perca de arquivos.
Redigir é um processo que exige concentração nesta parte cabe ao professor ficar atento a turma principalmente a aqueles com mais dificuldades.
Dica: Pequenos erros ortográficos devem ser deixados para serem corrigidos em momento propício, querer intervir em tudo é antipedagógico e pode dificultar a sua vida e da criança.
Ao fim deste processo garanta que todos os arquivos estão salvo em local de fácil e conhecido acesso.
É o momento mais demorado e precisa ser bem planejado, vários aspectos precisam ser revistos e não podem ser ao mesmo tempo, coerência e coesão, adequação ao gênero preposto, erros ortográficos, devem ser abordados em separados, sugerimos que erros ortográficos devam ser nosso último tópico uma vez que palavras podem ser introduzidas ou suprimidas.
As crianças vão ficar muito orgulhosas de verem suas produções impressas, caso não seja possível um data show pode servir para compartilhar o produto com todos. Será interessante mostrar como um mesmo começo e final pode ter desdobramentos totalmente diferentes para cada alunos.
As produções ainda podem gerar um pequeno livreto e até um blog da sala, fica a critério do professor.
WOODWARD, Susan Chistie, DUBLIN, Peter, Microsoft Word para crianças, Editora Campus, Rio de Janeiro-RJ, 1995